Atividade de pesquisa: Os alunos podem pesquisar sobre a história dos referendos em seu país, identificar casos em que o referendo foi utilizado, bem como as consequências dessas votações.
Debate: Organizar um debate em sala de aula sobre o uso do referendo como uma forma de tomar decisões políticas.
Jogo de palavras cruzadas: Criar um jogo de palavras cruzadas com termos relacionados ao referendo, como "votação", "democracia", "plebiscito", "consulta popular", entre outros.
Exercício de redação: Pedir aos alunos que escrevam um texto explicando as vantagens e desvantagens do referendo como uma ferramenta democrática de tomada de decisão.
Quiz: Preparar um quiz com perguntas sobre o referendo, como "O que é um referendo?", "Quais são as principais vantagens e desvantagens do referendo?", "Qual é o papel dos cidadãos em um referendo?".
Debate simulado: Organizar um debate simulado em que os alunos defendem posições opostas em relação a uma questão política que poderia ser decidida por meio de um referendo.
Exercício de argumentação: Pedir aos alunos que escrevam um texto apresentando argumentos a favor ou contra a realização de um referendo em relação a um tema específico, como a legalização da maconha, por exemplo.