Atividades:
Identificação de pontos de referência na cidade: os alunos devem caminhar pela cidade e identificar pontos de referência, como prédios históricos, monumentos, lojas ou parques. Em seguida, devem descrever sua localização em relação a outros pontos de referência.
Mapas mentais: os alunos podem criar mapas mentais para representar suas conexões pessoais com diferentes pontos de referência, como lugares importantes que visitaram ou pessoas que conhecem.
Leitura de mapas: os alunos devem ler e interpretar mapas de diferentes regiões, identificando pontos de referência e usando-os para navegar.
Exercícios:
Identificar os pontos cardeais: os alunos devem identificar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) em relação a diferentes pontos de referência.
Identificar distâncias: os alunos devem medir a distância entre diferentes pontos de referência no mapa e estimar quanto tempo seria necessário para percorrê-los a pé.
Atividade de caça ao tesouro: os alunos devem seguir pistas que os levam a diferentes pontos de referência, usando as informações contidas nas pistas para localizar cada local.
Jogos:
Jogo da memória: os alunos podem jogar um jogo da memória em que precisam combinar pontos de referência com suas respectivas descrições.
Caça ao tesouro: os alunos formam equipes e competem para encontrar diferentes pontos de referência em um tempo limitado.
Quiz de geografia: os alunos respondem perguntas relacionadas a diferentes pontos de referência em diferentes partes do mundo.