Atividade 1: Definição de Receio Peça aos alunos para pesquisarem a definição de Receio e escreverem em uma folha de papel. Em seguida, peça para que compartilhem a definição em voz alta com a turma. Depois, discuta sobre as diferentes interpretações do termo e como ele é usado no dia a dia.
Exercício 1: Identificando o Receio Dê aos alunos uma lista de frases que contenham o termo Receio e peça para que eles identifiquem o sentimento presente em cada uma delas. Por exemplo: - Eu tenho receio de ficar sozinho em casa à noite. - Ela sentiu receio ao entrar na casa mal-assombrada. - Os jogadores tinham receio de perder o campeonato.
Jogo 1: Palavras Cruzadas Crie uma Palavra Cruzada com palavras relacionadas a Receio. Dê aos alunos um tempo para completá-la e depois revise as respostas em voz alta com a turma. Exemplo:
H A O R P R E R T C E A O N
Atividade 2: Expressando o Receio Peça aos alunos para escreverem em um papel uma situação em que sentiram Receio. Em seguida, divida a turma em duplas e peça para que cada aluno compartilhe a situação com o colega. Depois, peça que escrevam um pequeno texto sobre a situação, descrevendo seus sentimentos e reações.
Exercício 2: Criando Frases com Receio Dê aos alunos uma lista de palavras relacionadas a Receio (exemplo: medo, insegurança, incerteza, angústia, etc.) e peça para que eles criem frases que contenham essas palavras. Por exemplo: - Eu sinto medo de andar sozinho à noite. - A insegurança tomou conta de mim quando perdi meu celular. - A incerteza sobre o futuro me deixa ansioso. - A angústia que sinto é insuportável.
Jogo 2: Jogo da Memória Crie um Jogo da Memória com palavras relacionadas a Receio, como medo, insegurança, incerteza, angústia, assombração, etc. Jogue com a turma e peça para que eles tentem encontrar os pares de palavras. Quando encontrarem um par, peça para que contem uma situação em que sentiram aquele sentimento.