Atividades:
Identificação de meridiano: apresente um mapa-múndi aos alunos e peça para que eles identifiquem a linha do meridiano, destacando-a com uma caneta ou lápis de cor.
História do meridiano: conte aos alunos a história da criação do meridiano de Greenwich e como ele se tornou uma referência para a medição dos fusos horários.
Desenho do meridiano: peça para que os alunos desenhem o meridiano de Greenwich em uma folha de papel, utilizando as coordenadas geográficas corretas.
Exercícios:
Localização de cidades: forneça aos alunos uma lista de cidades e suas respectivas coordenadas geográficas. Peça para que eles identifiquem em que hemisfério e em que fuso horário cada cidade está localizada.
Identificação do meridiano em mapas: apresente aos alunos diferentes mapas e peça para que eles identifiquem o meridiano de Greenwich em cada um deles.
Cálculo de diferença de horário: peça para que os alunos calculem a diferença de horário entre duas cidades que estão em fusos horários diferentes, utilizando como referência o meridiano de Greenwich.
Jogos:
Jogo da memória geográfico: crie um jogo da memória com pares de cartas que contenham o nome de uma cidade e suas coordenadas geográficas. Os alunos deverão encontrar os pares corretos.
Jogo de tabuleiro geográfico: crie um jogo de tabuleiro em que os alunos deverão percorrer diferentes países e responder perguntas sobre suas coordenadas geográficas, a localização em relação ao meridiano de Greenwich e os fusos horários.
Jogo de perguntas e respostas geográficas: faça perguntas sobre a localização de cidades, fusos horários e o meridiano de Greenwich. Os alunos deverão responder corretamente para acumular pontos e vencer o jogo.