📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Mercantilistas

Atividade 1: Teste de conhecimento sobre o mercantilismo

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o mercantilismo e sua influência na economia europeia nos séculos XVI e XVII.

Instruções: 1. Divida a turma em grupos. 2. Entregue uma folha com perguntas sobre o mercantilismo para cada grupo. 3. Os grupos terão um tempo determinado para responder as perguntas. 4. Ao final do tempo, cada grupo deve apresentar suas respostas e justificar as escolhas feitas.

Exemplo de perguntas: - O que é mercantilismo? - Quais eram as principais características do mercantilismo? - Como o mercantilismo influenciou a economia europeia? - Quais foram as medidas adotadas pelos estados para promover o mercantilismo?

Exercício 1: Análise de textos sobre o mercantilismo

Objetivo: Desenvolver a habilidade de leitura crítica e interpretação de textos sobre o mercantilismo.

Instruções: 1. Entregue para cada aluno um texto sobre o mercantilismo. 2. Peça que os alunos leiam o texto com atenção, sublinhando as informações mais importantes. 3. Em seguida, peça que respondam as perguntas do exercício. 4. Discuta com a turma as respostas dadas e tire dúvidas.

Exemplo de texto e perguntas:

Texto: O mercantilismo foi uma doutrina econômica que surgiu na Europa nos séculos XVI e XVII. Sua principal característica era o fortalecimento do Estado e o estímulo às exportações. Os países que adotaram o mercantilismo buscavam acumular riquezas e diminuir a dependência externa.

Perguntas: - Qual foi a principal característica do mercantilismo? - Quais eram os objetivos do mercantilismo? - Quais foram os países que adotaram o mercantilismo? - Como o mercantilismo impactou a economia europeia?

Jogo: O mercantilismo e a busca pelo ouro

Objetivo: Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico e estratégia.

Instruções: 1. Divida a turma em grupos. 2. Cada grupo terá um "tesouro" (um objeto representando o ouro). 3. O objetivo do jogo é acumular o maior número de tesouros. 4. Cada grupo começa com uma quantidade de moedas (dinheiro) igual. 5. Os grupos devem comprar e vender produtos entre si, utilizando o dinheiro. 6. O grupo que conseguir acumular a maior quantidade de dinheiro ao final do jogo, vence.

Exemplo de jogo: - Cada grupo começa com 100 moedas. - Os grupos devem comprar e vender produtos entre si. - O grupo que conseguir acumular a maior quantidade de dinheiro ao final do jogo, vence. - Ao final do jogo, o professor pode discutir com a turma as estratégias utilizadas e relacioná-las com o mercantilismo.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários