- Jogo da forca com a palavra "mercador"
- Caça-palavras com palavras relacionadas a "mercador", como "comércio", "negociação", "venda", entre outras.
- Jogo de memória com imagens de objetos que um mercador pode vender, como roupas, alimentos, utensílios, etc.
- Exercício de escrita criativa, em que os alunos devem inventar uma história envolvendo um personagem mercador.
- Atividade de pesquisa, em que os alunos devem descobrir a origem da palavra "mercador" e sua evolução ao longo dos séculos.
- Jogo de tabuleiro em que os jogadores são mercadores que devem comprar e vender mercadorias para obter lucro.
- Atividade de interpretação de texto, em que os alunos devem ler um texto sobre a vida de um mercador na Idade Média e responder questões sobre o assunto.
- Exercício de gramática, em que os alunos devem identificar os substantivos, verbos e adjetivos presentes na palavra "mercador".
- Jogo de adivinhação, em que um aluno escolhe uma palavra relacionada a mercador e os outros devem fazer perguntas para descobrir qual é a palavra escolhida.
- Atividade de debate em que os alunos devem discutir as vantagens e desvantagens de ser um mercador na atualidade.