Atividades:
- Debate sobre as estratégias mercadológicas adotadas por empresas de diferentes setores;
- Análise de casos de sucesso e fracasso em campanhas publicitárias;
- Desenvolvimento de plano de marketing para uma marca ou produto específico;
- Estudo de mercado para identificar oportunidades de negócios;
- Pesquisa de satisfação do cliente para avaliar a eficácia das estratégias mercadológicas da empresa.
Exercícios:
- Identificação dos 4 Ps do marketing em uma campanha publicitária ou produto específico;
- Análise SWOT para uma empresa do setor de atuação;
- Definição dos objetivos de uma campanha publicitária e desenvolvimento das estratégias para alcançá-los;
- Avaliação da concorrência e suas respectivas estratégias de marketing;
- Identificação dos diferentes canais de comunicação utilizados pelas empresas para atingir seus públicos-alvo.
Jogos:
- Jogo da Memória: utilizando cartas com os 4 Ps do marketing, os participantes devem encontrar as correspondências corretas;
- Quiz de Marketing: perguntas sobre conceitos e estratégias mercadológicas, com premiação para o participante com maior pontuação;
- Jogo de Tabuleiro: simulação de uma empresa fictícia, onde os participantes devem tomar decisões de marketing para alcançar seus objetivos;
- Simulação de Marketing Digital: os participantes criam e gerenciam campanhas em ferramentas de publicidade online, como Google Ads e Facebook Ads;
- Desenvolvimento de Campanha Publicitária: em equipe, os participantes criam uma campanha completa, incluindo estratégias de comunicação, mídia e avaliação de resultados.