Jogo de Tabuleiro: "Medo ou Coragem?"
- Separe as cartas com situações que podem gerar medo ou coragem.
- Cada jogador deve escolher uma carta e decidir se a situação descrita é motivo de medo ou coragem.
- Se acertar, avança no tabuleiro. Se errar, fica parado.
- Ganha quem chegar ao fim do tabuleiro primeiro.
Atividade de Escrita: "Descrevendo uma Situação Medrosa"
- Peça aos alunos que escrevam uma história ou descrevam uma situação que eles considerem medrosa.
- Incentive-os a usar detalhes sensoriais para tornar a história mais vívida e assustadora.
- Depois, peça que compartilhem suas histórias com a classe.
Exercício de Role-Playing: "Superando o Medo"
- Divida os alunos em duplas ou grupos.
- Dê a cada grupo uma situação medrosa (por exemplo, andar de montanha-russa ou falar em público).
- Cada grupo deve elaborar uma estratégia para ajudar uma pessoa que tem medo dessa situação a superá-la.
- Os alunos devem atuar como se estivessem ajudando essa pessoa a superar o medo.
Jogo de Cartas: "Aventuras Medrosas"
- Cada carta do baralho terá uma situação medrosa (por exemplo, enfrentar um monstro, atravessar um rio perigoso, etc.).
- Os jogadores devem escolher uma carta e descrever como superariam essa situação com coragem.
- Se o jogador descrever uma boa estratégia, ganha a carta. Quem tiver mais cartas no final, ganha o jogo.