Atividades:
Debate: Divida a classe em grupos e peça para que discutam sobre os diferentes tipos de mediações existentes, como a mediação escolar, de conflitos, familiar, entre outras. Cada grupo deve apresentar seus argumentos e exemplos.
Dinâmica: Peça para que os alunos formem um círculo e deem as mãos. Então, fale uma palavra relacionada à mediação, como "diálogo", "escuta ativa" ou "compreensão mútua". O primeiro aluno deve falar uma palavra que esteja relacionada com a anterior, e assim por diante, até chegar ao último aluno.
Simulação: Crie um cenário fictício de conflito entre dois personagens e peça para que os alunos se coloquem no papel de mediadores. Eles devem tentar chegar a um acordo entre as partes, ou pelo menos aliviar as tensões e chegar a um ponto de comum acordo.
Exercícios:
Perguntas abertas: Peça para que os alunos reflitam sobre sua experiência com mediações na vida pessoal ou profissional e respondam a perguntas abertas, como "Como a mediação pode ajudar a resolver conflitos?", "Quais são os principais desafios de ser um mediador?" e "Quais são os benefícios da mediação em comparação com outras formas de resolução de conflitos?"
Estudo de caso: Apresente aos alunos um caso real de mediação e peça para que analisem os diferentes aspectos do processo, como a postura do mediador, as técnicas utilizadas para facilitar a comunicação entre as partes e o resultado final.
Role-playing: Divida a classe em grupos de três, sendo dois alunos atuando como partes em conflito e um como mediador. Os alunos devem negociar e chegar a um acordo de forma a simular uma situação real de mediação.
Jogos:
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro em que os alunos disputem entre si para chegar ao final do tabuleiro resolvendo conflitos através de mediação.
Quebra-cabeça: Divida a classe em grupos e distribua um quebra-cabeça com uma imagem relacionada a mediação para cada grupo. Eles devem montar o quebra-cabeça e apresentar o que perceberam da imagem.
Cartas: Crie um baralho com diferentes situações de conflito e peça para que os alunos, em grupos, escolham uma carta e desenvolvam uma solução utilizando técnicas de mediação.