Jogo da Forca: escreva a palavra "matrículas" em uma cartolina ou lousa, e peça para os alunos adivinharem as letras. A cada letra errada, desenhe uma parte do boneco enforcado.
Caça-palavras: faça um caça-palavras com palavras relacionadas a matrículas, como "documentos", "prazo", "vagas", etc.
Adivinhação: peça aos alunos para descreverem situações em que eles precisam fazer uma matrícula, e os outros devem adivinhar qual é o curso ou instituição.
Relacionando palavras: divida a sala em grupos e peça para cada grupo listar todas as palavras que conseguir relacionar com "matrículas". Depois, cada grupo apresenta suas palavras e discutem como elas estão associadas.
Role play: simule uma situação de matrícula em uma escola ou universidade, e peça para os alunos interpretarem os papéis de alunos e atendentes.
Jogo do Stop: escolha uma letra e peça para os alunos escreverem palavras relacionadas a matrículas que comecem com essa letra. O primeiro que completar todas as categorias (nome, cidade, curso, etc.) grita Stop.
Completando frases: escreva algumas frases relacionadas a matrículas, mas deixe um espaço em branco para os alunos preencherem com uma palavra de sua escolha. Por exemplo: "Para fazer a matrícula, é necessário apresentar os ___."
Bingo das matrículas: prepare cartelas de bingo com palavras relacionadas a matrículas, e sorteie as palavras para os alunos marcarem em suas cartelas. O primeiro a completar a cartela ganha.