Jogo da forca: desenhar um quadro com espaços em branco para cada letra da palavra "maltrata" e permitir que outro jogador adivinhe as letras em falta. A cada letra errada, desenhar uma parte de um homem enforcado até que ele esteja completo.
Caça-palavras: criar um caça-palavras com palavras relacionadas ao tema "maltratar", incluindo a palavra "maltrata".
Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro onde os jogadores têm que fazer escolhas éticas e decidir se devem ou não maltratar um personagem fictício. Dependendo da escolha, os jogadores avançam ou retrocedem no tabuleiro.
Debate: organizar um debate em grupo sobre a questão de se é ou não aceitável maltratar animais, seja em circos, zoológicos, fazendas ou outros locais.
Role-playing: criar um cenário onde um personagem está sendo maltratado e pedir aos alunos que interpretem diferentes cenários para ajudar o personagem a sair da situação.
Escrita criativa: pedir aos alunos que escrevam uma história em que um personagem maltrata outro e expor a história na sala de aula para discussão.
Pesquisa: pedir aos alunos que pesquisem casos de maus-tratos em animais e apresentar suas descobertas para a turma.
Dramatização: pedir aos alunos que interpretem uma cena em que um personagem maltrata outro e discutir as implicações morais da cena.
Quebra-cabeça: criar um quebra-cabeça com a imagem de um animal sendo maltratado e pedir aos alunos que montem o quebra-cabeça enquanto discutem as implicações morais da cena.
Jogo de cartas: criar um jogo de cartas em que os jogadores têm que fazer escolhas éticas em relação ao maltrato de animais. A cada escolha, os jogadores ganham ou perdem pontos.