Jogo da forca: escreva a palavra "madressilva" no topo de uma lousa ou papel. Desenhe uma linha para cada letra da palavra abaixo dela. Peça a um aluno para escolher uma letra e, se estiver na palavra, escreva-a na linha correspondente. Se não estiver na palavra, desenhe uma parte do corpo do enforcado. O jogo continua até que a palavra seja adivinhada ou o enforcado esteja completo.
Charadas: dê dicas sobre a madressilva e peça aos alunos para adivinhar o que é a palavra. Por exemplo: "Sou uma planta trepadeira com flores brancas e perfumadas". Os alunos podem adivinhar as respostas e ganhar pontos.
Caça-palavras: faça uma lista de palavras relacionadas à madressilva e coloque-as em uma grade de letras. Peça aos alunos para encontrar todas as palavras na grade.
Pictionary: divida a turma em duas equipes. Uma equipe escolhe uma palavra relacionada à madressilva e desenha-a em um quadro branco. A outra equipe tem que adivinhar qual é a palavra. Depois, a equipe troca.
Palavras cruzadas: faça uma cruzada com palavras relacionadas à madressilva. Os alunos têm que preencher a cruzada com as palavras corretas.
História em quadrinhos: peça aos alunos para escreverem uma história em quadrinhos com a madressilva como personagem principal. Eles podem fazer desenhos e escrever falas e pensamentos dos personagens.
Quiz: faça perguntas relacionadas à madressilva e peça aos alunos para responderem. Quem acertar mais perguntas ganha o jogo.