Atividades:
Identificação de iteradores: liste os diferentes tipos de iteradores em uma linguagem de programação e peça para os alunos explicarem a função de cada um.
Criação de loops: crie problemas para os alunos resolverem usando loops, como imprimir os números pares de 1 a 20 ou somar os valores de uma lista.
Implementação de funções iterativas: peça para os alunos criarem funções que usem iteração para realizar tarefas específicas, como calcular o fatorial de um número ou criar uma lista de números primos.
Exercícios:
Contagem regressiva: crie um programa que use iteração para imprimir uma contagem regressiva de 10 até 1.
Busca em lista: peça para os alunos criar um algoritmo que use iteração para buscar um elemento específico em uma lista.
Substituição de caracteres: crie um programa que use iteração para substituir todas as ocorrências de um determinado caractere em uma string.
Jogos:
Jogo da forca: crie uma versão do clássico jogo da forca em que as palavras a serem adivinhadas são geradas aleatoriamente usando iteração.
Jogo da velha: crie uma versão do jogo da velha em que as jogadas são feitas por iteração, alternando os jogadores a cada rodada.
Jogo de adivinhação: crie um jogo em que o computador pense em um número e o jogador deve adivinhar qual é o número usando iteração para fazer as tentativas.