Jogo de memória: Crie cartas com imagens que representem algo inato, como um bebê recém-nascido, um animal selvagem etc. Misture as cartas e coloque-as viradas para baixo. O objetivo é encontrar dois pares iguais.
Atividade de escrita: Peça aos alunos para escreverem um texto explicando o que é algo inato e dar exemplos.
Exercício de interpretação de texto: Dê um texto que fale sobre um comportamento inato de animais e peça aos alunos para responderem algumas perguntas relacionadas ao texto.
Jogo da forca: Escolha palavras relacionadas a algo inato e coloque as letras na forca. Os alunos deverão adivinhar as letras para tentar acertar a palavra antes de completar a forca.
Atividade de debate: Divida a turma em grupos e peça para cada grupo defender um lado da discussão sobre se o comportamento humano é inato ou aprendido.
Exercício de interpretação de imagem: Mostre uma imagem que represente algo inato, como as impressões digitais, e peça aos alunos para descreverem a imagem e explicarem por que é um exemplo de algo inato.
Jogo de palavras cruzadas: Crie palavras cruzadas com palavras relacionadas a algo inato. Os alunos deverão encontrar as palavras corretas para preencher o espaço em branco.
Atividade de pesquisa: Peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre um comportamento inato de um animal específico e prepararem uma apresentação sobre o assunto.
Exercício de interpretação de vídeo: Mostre um vídeo que fale sobre algo inato, como a sexualidade humana, e peça aos alunos para responderem algumas perguntas sobre o vídeo.
Jogo de charadas: Escolha palavras relacionadas a algo inato e dê dicas para os alunos adivinharem qual é a palavra. Por exemplo: "Sou algo que todo ser humano possui desde o nascimento e é essencial para a nossa sobrevivência. O que sou?" (Resposta: instinto).