Jogo da esquiva: Um jogador é escolhido para ser o “caçador” e os restantes são os “alvos”. O objetivo dos alvos é se esquivar das tentativas do caçador de tocá-los, correndo pelo ambiente e fazendo movimentos para evitar a captura. Cada vez que o caçador toca um alvo, este se torna o novo caçador.
Exercício de agilidade: Coloque cones ou objetos no chão em um padrão aleatório e desafie os jogadores a correrem e "esquivarem" dos obstáculos sem tocá-los.
Jogo da esquiva com bola: Divida os jogadores em duas equipes. Uma equipe deve tentar lançar a bola para acertar os jogadores da outra equipe, enquanto eles tentam se esquivar e evitar serem atingidos. A equipe que acertar mais jogadores vence.
Atividade de coordenação: Exercite a coordenação dos jogadores pedindo para eles caminhar ou correr em linha reta, pulando por cima de obstáculos ou se esquivando deles.
Jogo da esquiva com música: Coloque música e faça os jogadores se moverem pelo ambiente. Quando a música parar, um dos jogadores deve gritar um número, e todos os jogadores devem correr e se esquivar de obstáculos, tentando alcançar o número gritado antes que a música recomece. O último jogador a alcançar o número é eliminado.