📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Critérios

  1. Atividade 1: Definição de critérios Pedir para os alunos pesquisarem e escreverem em um papel os critérios que utilizam para determinar se algo é bom ou ruim, certo ou errado, adequado ou inadequado. Em seguida, em grupo, discutir e comparar as respostas, elencando os critérios mais comuns e importantes.

  2. Exercício 1: Ordenando critérios Pedir para os alunos organizarem os critérios em ordem de importância, isto é, do mais importante para o menos importante. Em seguida, devem justificar suas escolhas, explicando por que consideram alguns critérios mais fundamentais do que outros.

  3. Jogo 1: Critérios em ação Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo crie uma cena teatral em que seja necessário escolher algo, como o melhor candidato a um emprego, o melhor presente para um amigo, o melhor caminho para se chegar a um destino, etc. Em cada uma dessas situações, os grupos devem explicitar os critérios que utilizaram para chegar à escolha final. Ao final, todos os grupos apresentam suas cenas e discutem os critérios adotados.

  4. Atividade 2: Estudo de casos Propor aos alunos que leiam ou assistam a casos reais em que a adoção de critérios foi fundamental, como por exemplo, a escolha de um vencedor em uma competição esportiva, a escolha de um projeto para um concurso de arquitetura, a escolha de um livro para ser publicado, etc. Em grupo, analisar o caso e discutir os critérios adotados, bem como suas vantagens e desvantagens.

  5. Exercício 2: Identificando critérios implícitos Pedir para os alunos lerem um texto jornalístico ou um artigo científico e identificarem os critérios implícitos presentes no texto. Em seguida, discutir em grupo se esses critérios são adequados ou se outros critérios deveriam ser considerados.

  6. Jogo 2: Qual é o critério? Escrever diversos critérios em pedaços de papel e colocá-los em um saco. Dividir a turma em dois grupos e pedir para um aluno de cada grupo retirar um papel do saco. Em seguida, o professor faz uma pergunta relacionada aos critérios retirados, como por exemplo, qual é o melhor carro para uma família grande? O grupo que apresentar o critério mais adequado ganha um ponto. Ganha o jogo o grupo que acertar mais perguntas.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários