Atividades:
Pesquisa de campo: Divida os alunos em grupos e peça que cada um faça uma pesquisa de campo para identificar produtos do dia a dia que contenham substâncias corrosivas. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.
Experimento: Realize um experimento simples para demonstrar como as substâncias corrosivas podem corroer metais. Peça que os alunos levem pequenos pedaços de alumínio ou ferro, e coloque-os em recipientes com ácido muriático ou soda cáustica diluídos em água. Observem as mudanças no metal após algumas horas.
Debate: Organize um debate em sala de aula para discutir os perigos e as precauções necessárias quando se lida com substâncias corrosivas.
Exercícios:
a) As substâncias ____ são aquelas que reagem com outros materiais, causando danos ou destruição.
b) Ácido nítrico e hidróxido de sódio são exemplos de substâncias ____.
c) A água sanitária é um produto ____ que pode causar queimaduras na pele.
a) Ácido sulfúrico ( ) Produto de limpeza corrosivo
b) Soda cáustica ( ) Substância corrosiva presente em baterias
c) Cloro ( ) Substância corrosiva presente em desentupidores de ralo
Jogos:
Quiz: Elabore um quiz com perguntas sobre substâncias corrosivas, seus usos e perigos. Os alunos devem responder individualmente ou em grupos, e ganha quem acertar mais respostas.
Jogo da memória: Faça um jogo da memória com imagens de produtos do dia a dia que contenham substâncias corrosivas, como baterias, produtos de limpeza, desentupidores de ralo, entre outros.
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro com perguntas e desafios relacionados às substâncias corrosivas. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro sem sofrer danos ou acidentes na hora de manusear essas substâncias.