- Caça-palavras: c a t a l o g a ç ã o
- Palavras cruzadas: horizontal - sistema de organização de dados; vertical - ação de registrar informações em um catálogo.
- Jogo de memória: criar cartas com palavras relacionadas à catalogação e seus significados correspondentes, como "ISBN" e "número de identificação de livro".
- Exercício de classificação: fornecer uma lista de objetos e pedir aos alunos que os classifiquem em categorias e, em seguida, os coloquem em ordem alfabética.
- Caça ao tesouro: esconder objetos ou cartas com palavras relacionadas à catalogação em uma sala ou espaço ao ar livre e pedir aos alunos para encontrá-los.
- Atividade de escrita: incentivar os alunos a escrever sobre a importância da catalogação em bibliotecas e museus, incluindo exemplos de como a organização de informações ajuda na localização de materiais.
- Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro com perguntas relacionadas à catalogação, como "O que é o sistema Dewey Decimal?" ou "Qual é a função do ISBN?"
- Debate em grupo: discutir as vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de catalogação e como eles afetam os usuários das bibliotecas.
- Atividade de pesquisa: pedir aos alunos que pesquisem sobre a história da catalogação e como ela evoluiu ao longo dos anos, apresentando suas descobertas em uma apresentação ou relatório.
- Quebra-cabeça: criar um quebra-cabeça com uma imagem relacionada à catalogação, como o logotipo da Library of Congress ou uma imagem de uma estante de livros organizada.