Jogo de palavras cruzadas: Crie uma grade de palavras cruzadas com pistas relacionadas à palavra “cantemos”. Por exemplo, “ato de cantar em grupo”, “o que fazemos na igreja”, “verbo que significa cantar em conjunto”.
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com a palavra “cantemos”. Em seguida, escreva uma lista de palavras relacionadas à música e ao canto que os alunos devem encontrar.
Karaoke em grupo: Divida a turma em grupos e escolha algumas músicas. Em seguida, distribua as letras e faça um jogo de karaokê em grupo, onde os alunos precisam cantar juntos a música em questão. O objetivo é cantar bem e estar com ritmo.
Pintura de música: Distribua folhas de papel e algumas tintas. Peça que os alunos escolham as palavras “cantemos” e “música”, e peça que desenhem o que essas palavras evocam em suas mentes.
Jogo de perguntas e respostas: Faça uma série de perguntas relacionadas a “cantemos” e música e peça que os alunos respondam. Por exemplo, “Qual é o nome da técnica de canto que envolve a respiração?” ou “Qual é a diferença entre um coro escolar e um coro religioso?”
Imitação de sons: Faça uma lista de sons relacionados à música e ao canto, como o som de um violino ou o som de uma percussão. Peça que os alunos imitem o som e comparem suas habilidades.
Jogo de mímica: Divida a turma em grupos e crie uma lista de músicas que eles devem representar por meio da mímica. O objetivo é que um grupo acerte qual música é representada pelo outro grupo.
Improviso musical: Peça que os alunos formem grupos e comecem a fazer músicas improvisadas a partir da palavra “cantemos”. O objetivo é criar uma música original e harmoniosa em conjunto.
Quiz musical: Crie uma série de perguntas relacionadas à “cantemos” e música, como “Qual é a nota mais alta que um tenor pode cantar?” ou “Quantas notas há em uma escala musical?” e peça que os alunos respondam corretamente.
Composição de canções: Divida a turma em grupos e peça que eles criem uma canção original com a palavra “cantemos”. Eles podem escolher o gênero musical que quiserem e apresentar suas composições para o resto da turma.