Identificação do dia da semana: O professor mostra vários calendários e pede para os alunos identificarem o dia da semana em uma determinada data.
Montagem de calendários: Os alunos montam calendários em grupos, escolhendo uma temática para cada mês (por exemplo, flores em março, brinquedos em agosto), e apresentam para a turma.
Jogo da sequência: O professor mostra uma sequência de datas e os alunos devem completar o calendário com as datas que faltam.
Bingo de calendário: O professor distribui cartelas de bingo com datas e os alunos marcam quando o dia da semana correspondente é mencionado.
Troca-troca de datas: Os alunos recebem cartões com datas e devem trocar com os colegas para formar uma sequência correta no calendário.
Completando frases: O professor dá frases incompletas relacionadas ao calendário e os alunos devem preencher com as datas corretas.
Caça-palavras: O professor prepara uma lista de palavras relacionadas ao calendário e os alunos devem encontrar no caça-palavras.
Quebra-cabeça: O professor imprime um calendário em tamanho grande e recorta em pedaços para os alunos montarem.