Jogo da memória dos botijões de gás:
- Faça cartelas com imagens de botijões de gás em diferentes posições (em pé, deitado, com mangueira conectada, etc).
- Embaralhe as cartelas e distribua-as sobre a mesa, com as imagens voltadas para baixo.
- O primeiro jogador vira duas cartelas e tenta encontrar os pares de botijões.
- Se acertar, guarda as cartelas e pode jogar novamente. Se errar, devolve as cartelas e passa a vez para o próximo jogador.
- Ganha quem encontrar mais pares de botijões.
Caça-palavras dos botijões de gás:
- Crie uma tabela com letras dispostas aleatoriamente, contendo as palavras "botijão", "gás", "mangueira", "válvula", "transporte", entre outras relacionadas ao tema.
- Peça aos participantes para encontrar as palavras na tabela, marcando-as com um círculo ou um traço.
- Ganha quem encontrar todas as palavras primeiro.
Exercício de redação sobre os botijões de gás:
- Peça aos alunos que escrevam um texto sobre a importância dos botijões de gás na vida das pessoas.
- Eles podem abordar aspectos como facilidade de uso, economia de tempo e dinheiro, segurança, entre outros.
- Ao final, cada aluno pode ler o seu texto para a turma, estimulando a prática da oralidade e da argumentação.
Atividade de desenho dos botijões de gás:
- Peça aos alunos que desenhem um botijão de gás seguindo as suas características, como a cor laranja, a válvula de segurança, a alça de transporte, etc.
- Eles podem utilizar lápis de cor ou tintas para colorir o desenho.
- Depois, podem expor os desenhos na sala de aula ou em um mural, para que todos possam apreciar a criatividade dos colegas.
Jogo de estafetas dos botijões de gás:
- Divida os participantes em equipes de 4 ou 5 pessoas.
- Cada equipe deve ter um botijão de gás vazio e uma mangueira conectada.
- No sinal de partida, o primeiro participante deve correr até a linha de chegada com o botijão e a mangueira, entregando-os para o segundo participante.
- O segundo participante deve correr de volta até a linha de partida, desmontar a mangueira e entregar as peças para o terceiro participante, que deve correr até a linha de chegada com o botijão vazio.
- O quarto e o quinto participante devem repetir o processo, até que todos tenham corrido.
- Ganha a equipe que completar a prova primeiro.