Atividade 1: Identificação de palavras
- Escreva a palavra "bochechuda" no quadro.
- Peça aos alunos para identificarem outras palavras que possam ser formadas a partir das letras da palavra "bochechuda". Por exemplo: cabeça, buda, bochecha, choca, choupa, ducha, ouca, etc.
- Peça aos alunos para escreverem essas palavras em uma folha de papel e compartilharem com a turma.
Exercício 1: Caça-palavras
- Crie um caça-palavras com as letras da palavra "bochechuda" e outras palavras relacionadas (por exemplo, cabeça, buda, bochecha, choca, choupa, ducha, ouca).
- Distribua o caça-palavras para os alunos e dê um tempo para que eles encontrem as palavras.
- Depois, peça a alguns alunos que compartilhem as palavras que encontraram.
Jogo 1: Forca
- Escreva a palavra "bochechuda" no quadro, mas substitua as letras por traços (_ _).
- Peça aos alunos para adivinharem as letras da palavra, uma de cada vez.
- A cada letra que eles acertarem, escreva-a no lugar correto. Mas se eles errarem, desenhe uma parte do corpo da pessoa enforcada (cabeça, corpo, braços, pernas, etc.).
- O objetivo do jogo é adivinhar a palavra antes de completar o desenho da pessoa enforcada.
Atividade 2: Criação de frases
- Divida a turma em grupos.
- Peça a cada grupo para criar uma frase usando a palavra "bochechuda".
- As frases podem ser engraçadas, inventivas, poéticas, etc.
- Depois, peça que cada grupo compartilhe sua frase com a turma.
Exercício 2: Palavras cruzadas
- Crie uma grade de palavras cruzadas com as letras da palavra "bochechuda" e outras palavras relacionadas (por exemplo, cabeça, buda, bochecha, choca, choupa, ducha, ouca).
- Distribua a grade para os alunos e dê um tempo para que eles preencham as palavras cruzadas.
- Depois, peça a alguns alunos que compartilhem as palavras que encontraram.
Jogo 2: Cartas
- Escreva todas as letras da palavra "bochechuda" em pedaços de papel (por exemplo, B, O, C, H, E, etc.).
- Coloque os papéis em um saco ou caixa.
- Distribua 7 ou 8 papéis para cada aluno.
- O objetivo do jogo é formar o maior número de palavras possível usando as letras que eles receberam.
- Depois de um tempo determinado, peça aos alunos que compartilhem as palavras que formaram e dê pontos para cada palavra encontrada. O aluno com mais pontos vence o jogo.