📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Aprisionar

Atividades:

  1. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma história em que um personagem é aprisionado. Pode ser um livro, um filme ou até mesmo uma história em quadrinhos. Depois, faça uma roda de conversa para discutir as diferentes maneiras como um personagem pode ser aprisionado.

  2. Divida a turma em dois grupos e peça para cada grupo criar uma história em que um personagem é aprisionado. O primeiro grupo deve criar uma história em que o personagem é aprisionado por uma força maligna, como um vilão ou um monstro. Já o segundo grupo deve criar uma história em que o personagem é aprisionado por uma causa nobre, como salvar alguém ou proteger algo valioso.

  3. Peça para os alunos escreverem uma redação sobre uma experiência em que se sentiram aprisionados, seja fisicamente ou emocionalmente. Depois, faça uma discussão em grupo sobre as diferentes maneiras de lidar com esse sentimento.

Exercícios:

  1. Complete as frases com a palavra aprisionar:

a) O vilão conseguiu _ o herói dentro de uma cela. b) A polícia conseguiu _ o criminoso depois de uma longa perseguição. c) O prisioneiro tentou __ a atenção dos guardas batendo no portão.

  1. Escreva uma lista com três palavras que tenham o mesmo significado de aprisionar.

  2. Separe as sílabas da palavra aprisionar e escreva em um papel.

Jogos:

  1. Jogo da forca: escreva a palavra aprisionar em um papel e deixe um espaço em branco para cada letra. O jogador deve adivinhar as letras que compõem a palavra, uma de cada vez. Se errar, desenhe uma parte do corpo na forca, até que enforque completamente.

  2. Jogo do stop: escolha uma categoria, como animais ou frutas, e peça para cada jogador escrever uma palavra que comece com a letra A e pertença a essa categoria. Depois, faça o mesmo com a letra P, R, I, S, I, O, N, A, R. Quem escrever mais palavras corretas ganha.

  3. Jogo de mímica: escolha um aluno para representar a palavra aprisionar por meio de gestos e expressões. Os demais alunos devem tentar adivinhar a palavra e quem acertar primeiro se torna o próximo a representar outra palavra.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários