Atividades: 1. Encontre o antônimo: Peça aos alunos para lerem uma lista de palavras e encontrarem seu antônimo correspondente. Por exemplo: feliz-triste, amor-ódio, grande-pequeno, bom-mau, etc.
Associação de Antônimos: Escreva pares de palavras antônimas em cartões e peça aos alunos para associá-las.
Preenchimento de lacunas com antônimos: Preencha espaços em branco nas frases com palavras antônimas. Por exemplo: A menina estava _ de alegria quando ganhou seu presente. (triste)
Exercícios: 1. Complete as frases com antônimos adequados. Por exemplo: Eu gosto de sorvete, mas meu irmão _ dele. (não gosta)
Identifique o antônimo certo: Peça aos alunos para identificarem o antônimo certo para uma palavra dada. Por exemplo: Qual é o antônimo de escuro? (claro)
Substitua as palavras por seus antônimos: Peça aos alunos para substituírem as palavras da frase por seus antônimos correspondentes. Por exemplo: Ele era feliz, mas agora está triste. (Ele era triste, mas agora está feliz.)
Jogos: 1. Antônimos Bingo: Faça cartelas de bingo com palavras antônimas escritas e leia palavras do outro antônimo. Se os alunos tiverem o antônimo correspondente em sua cartela, eles marcam.
Quiz Antônimo: Peça aos alunos para responderem a perguntas de múltipla escolha sobre antônimos.
Antônimo Jogo da Memória: Faça cartões com pares de palavras antônimas e jogue o jogo da memória. Os alunos precisam encontrar as palavras antônimas correspondentes.