Atividades:
Pesquisa de campo: pedir aos alunos para investigar a visibilidade de determinados locais da cidade durante o dia e à noite, e comparar os resultados.
Debate: organizar um debate sobre a importância da visibilidade para a segurança pública e privada.
Desenho livre: pedir aos alunos para desenhar um exemplo de visibilidade ruim e um exemplo de visibilidade boa, e explicar sua escolha.
Exercícios:
Cruzadinha: criar uma cruzadinha com palavras relacionadas à visibilidade, como “iluminação”, “clareza” e “transparência”.
Palavras cruzadas: criar um jogo de palavras cruzadas com termos relacionados à visibilidade, como “ponto cego” e “campo de visão”.
Caça-palavras: criar um jogo de caça-palavras com termos relacionados à visibilidade, como “luminosidade” e “visão noturna”.
Jogos:
Jogo da memória: criar um jogo da memória com imagens de lugares com boa e má visibilidade, e pedir aos alunos para encontrar os pares.
Jogo de adivinhação: criar um jogo de adivinhação com pistas sobre locais com boa e má visibilidade, e pedir aos alunos para adivinhar o nome do lugar.
Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro com perguntas sobre visibilidade e segurança, e pedir aos alunos para responderem corretamente para avançar no jogo.