Identificação de Verbos Transitivos
- Peça aos alunos para ler um texto ou trecho de um livro e identificar os verbos transitivos presentes nele.
- Crie uma lista de verbos transitivos e peça para os alunos separarem os que conhecem dos que não conhecem e fazerem uma pesquisa sobre o significado de cada um.
Completando Frases com Verbos Transitivos
- Escreva frases incompletas com um espaço em branco para o verbo e peça aos alunos para completá-las com um verbo transitivo apropriado. Exemplo: João _ o livro na estante.
- Em seguida, peça para os alunos criarem frases com o mesmo verbo transitivo.
Transformando Verbos Intransitivos em Transitivos
- Escreva verbos intransitivos em uma lista e peça aos alunos para criar uma nova lista com verbos transitivos que tenham um significado semelhante.
- Em seguida, peça para os alunos escreverem frases utilizando os verbos transitivos que criaram a partir dos verbos intransitivos.
Jogo da Forca com Verbos Transitivos
- Escreva verbos transitivos em pedaços de papel e coloque em uma caixa ou saco.
- Peça aos alunos para sortear um papel e adivinhar as letras do verbo.
- A cada letra incorreta, desenhe uma parte do corpo do boneco da forca.
- O aluno que adivinhar o verbo antes do boneco ser completo vence a rodada.
Caça Palavras com Verbos Transitivos
- Crie uma lista de verbos transitivos e escreva-os em um caça palavras.
- Peça aos alunos para encontrar os verbos e escrever frases utilizando-os.
Associação de Verbos Transitivos com Objetos
- Escreva uma lista de verbos transitivos em um quadro e peça aos alunos para associarem cada verbo com um objeto que possa receber a ação do verbo.
- Em seguida, peça aos alunos para criarem frases utilizando os verbos transitivos e seus objetos correspondentes.
Jogo da Memória com Verbos Transitivos
- Escreva verbos transitivos em cartas e coloque-as viradas para baixo.
- Peça aos alunos para virar duas cartas e dizer uma frase utilizando o verbo transitivo presente nas cartas.
- Se a frase estiver correta, o aluno fica com as cartas. Se estiver incorreta, as cartas voltam para a posição original e outra dupla de alunos joga. O aluno que tiver mais cartas ao final do jogo vence.