Jogo da Transformação: cada participante diz uma palavra e o próximo deve transformá-la em outra palavra relacionada. Por exemplo: "casa" pode se transformar em "lar", "móveis", "conforto", etc.
Exercício de escrita: peça para os alunos escreverem um pequeno conto em que um objeto ou personagem passa por uma transformação significativa.
Atividade de matemática: peça para os alunos criarem frações equivalentes para números inteiros. Por exemplo, transformar 4 em 8/2, 12/3, etc.
Jogo da Memória: crie cartas com pares de palavras relacionadas que se transformam uma na outra, como "água" e "vapor", "semente" e "planta", etc.
Atividade de artes: peça para os alunos transformarem uma imagem ou objeto comum em algo incomum, usando técnicas de colagem, desenho, pintura, etc.
Exercício de vocabulário: crie uma lista de palavras com prefixos e sufixos diferentes e peça para os alunos transformá-las em outras palavras adicionando ou removendo letras. Por exemplo, "desfazer" pode se transformar em "fazer", "refazer", "defazer", etc.
Jogo de RPG: peça para os alunos criarem personagens que passam por uma transformação ao longo do jogo, seja física, mental ou emocional.