Atividades:
- Pesquisa sobre comediantes de stand-up famosos e apresentação dos resultados em sala de aula.
- Debate sobre o papel do stand-up na sociedade: suas críticas, reflexões e entretenimento.
- Simulação de um show de stand-up em grupo, com cada participante apresentando suas piadas e observações.
- Workshop de escrita de roteiros de stand-up, com dicas e feedback dos colegas.
- Análise de vídeos de apresentações de stand-up, discutindo as técnicas utilizadas e o impacto do humor na plateia.
Exercícios:
- Escrever um texto com um tema engraçado e transformá-lo em uma apresentação de stand-up.
- Criar um esquete de stand-up em que o humorista interpreta um personagem diferente do seu próprio.
- Treinar a sincronização da fala e gestos, utilizando um espelho para observar a expressão facial e corporal.
- Praticar a improvisação com situações e temas propostos pelos colegas, em uma roda de piadas.
- Gravar e assistir a própria apresentação, analisando pontos fortes e fracos.
Jogos:
- Charadas: um jogador escolhe um tema e os demais devem adivinhar o que é, respondendo em forma de piada.
- Jogo das palavras-chave: cada participante recebe uma palavra aleatória e deve improvisar uma piada em cima dela.
- Stand-up de emergência: uma pessoa escolhe um tema inesperado e os outros têm que criar um roteiro em poucos minutos para apresentar.
- Jogo de improviso em dupla: dois jogadores escolhem um tema e devem se apresentar em conjunto, improvisando piadas e diálogos.
- Jogo da plateia: um jogador é o humorista e os outros fingem ser uma plateia, sugerindo temas e interagindo durante a apresentação.