Atividades: 1. Definição: Peça aos alunos para pesquisarem a definição de metonímia e depois escreverem uma frase usando esse recurso linguístico. Em seguida, solicite que compartilhem suas frases com a classe.
Identificação: Leia um trecho de um texto que contenha uma metonímia e peça aos alunos para identificá-la. Em seguida, discuta com a classe como a metonímia foi usada para transmitir uma ideia.
Criação de frases: Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para criar uma frase usando uma metonímia. Depois, os grupos devem compartilhar suas frases com a classe e explicar qual foi a ideia transmitida pela metonímia.
Exercícios: 1. Complete a frase: Forneça uma frase incompleta que contenha uma metonímia e peça aos alunos para completá-la. Por exemplo: "O Brasil ganhou a Copa do Mundo". Completação: "O Brasil ganhou a taça".
Identifique a metonímia em uma imagem: Mostre uma imagem que contenha uma metonímia, como um retrato presidencial em notas de dólar, e peça aos alunos para identificá-la.
Classifique as metonímias: Apresente vários exemplos de metonímia e peça aos alunos para classificá-las em diferentes categorias, como metonímia de continente para conteúdo ou metonímia de causa para efeito.
Jogos: 1. Jogo de palavras cruzadas: Crie um jogo de palavras cruzadas que contenha palavras relacionadas à metonímia.
Jogo de associação: Crie cartões que contenham uma palavra ou uma imagem que represente uma metonímia e outros cartões que contenham a palavra ou imagem real. Os alunos devem associar as metonímias às palavras ou imagens reais correspondentes.
Jogo de charadas: Crie charadas que contenham uma metonímia e peça aos alunos para adivinharem qual é a palavra ou ideia representada pela metonímia.