Jogo de Tabuleiro: "Maquinações"
- O objetivo do jogo é ser o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar uma tarefa específica (por exemplo, cozinhar um bolo) antes dos outros jogadores.
- Cada jogador começa com um conjunto de peças (rodas, engrenagens, motores, etc.) e uma lista de tarefas a serem realizadas.
- A cada rodada, os jogadores devem escolher e adicionar uma peça às suas máquinas, que serão testadas no final da rodada.
- Os jogadores também podem roubar peças dos outros jogadores ou sabotar suas máquinas.
- O jogo termina quando um jogador completa com sucesso todas as tarefas em sua lista.
Atividade de Escrita Criativa: "Maquinações Misteriosas"
- Os alunos devem escrever uma história curta (cerca de uma página) sobre uma pessoa que está sendo perseguida por alguém que está planejando algo.
- A palavra "maquinações" deve ser usada em algum lugar da história.
- Os alunos podem usar sua imaginação para criar um enredo emocionante, com reviravoltas e revelações surpreendentes.
Exercício de Expressão Oral: "Maquinações em Debate"
- Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma afirmação relacionada a algum tema político, social ou econômico.
- Exemplo: "As maquinações das grandes corporações estão destruindo a economia local."
- Os alunos devem discutir e apresentar argumentos para apoiar ou refutar a afirmação.
- O objetivo é incentivar a expressão oral e a reflexão crítica sobre questões atuais.
Jogo de Palavras: "Palavras em Maquinações"
- Os jogadores devem criar o maior número possível de palavras a partir da palavra "maquinações".
- As palavras devem ter pelo menos 3 letras e não podem ser abreviações ou gírias.
- O jogador que criar mais palavras ganha.
Atividade de Matemática: "Maquinações Matemáticas"
- Os alunos devem usar as letras da palavra "maquinações" para criar expressões matemáticas que resultem em números específicos.
- Exemplo: "2+3x(5-1)-7=10"
- Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos e trocar desafios matemáticos uns com os outros.