Atividade 1: Definindo Lisonja Objetivo: Compreender o significado da palavra lisonja e sua utilização na língua portuguesa.
Materiais: Papel e caneta.
Passo a passo: 1. Peça aos alunos para escrever uma definição da palavra lisonja em seus cadernos. 2. Depois, peça que compartilhem suas definições com a turma e discuta em conjunto o significado correto da palavra. 3. Explique que lisonja é um elogio exagerado ou falso, feito com a intenção de agradar alguém. 4. Para praticar, peça que os alunos escrevam frases que contenham a palavra lisonja e compartilhem com a turma.
Exemplo: "Não acredite nas lisonjas dele, ele só quer se dar bem."
Exercício 1: Lisonja ou Sincero? Objetivo: Aprender a diferenciar elogios sinceros de lisonjas.
Materiais: Papel e caneta.
Passo a passo: 1. Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. 2. Entregue uma lista de frases contendo elogios sinceros e lisonjas. 3. Peça aos grupos para lerem as frases e identificarem se os elogios são sinceros ou lisonjas. 4. Depois, cada grupo deve apresentar suas conclusões e justificar suas escolhas. 5. Discuta em conjunto as diferenças entre elogios sinceros e lisonjas.
Exemplo de frases:
Jogo 1: Lisonja ou Verdade? Objetivo: Testar a capacidade dos jogadores de identificar lisonjas.
Materiais: Papel e caneta.
Passo a passo: 1. O facilitador do jogo deve escrever várias frases contendo elogios, algumas verdadeiras e outras lisonjas. 2. Um jogador é escolhido para ler as frases em voz alta e os demais devem adivinhar se o elogio é verdadeiro ou uma lisonja. 3. Se o jogador errar, ele perde um ponto, se acertar, ele ganha um ponto. 4. Para tornar o jogo mais desafiador, o facilitador pode usar frases ambíguas que possam ser interpretadas como lisonjas ou elogios sinceros.
Exemplo de frases: