📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Grafos

  1. Atividade: Crie um grafo

    • Dê aos alunos um conjunto de pontos e peça que os conectem para criar um grafo.
    • Peça-lhes para rotular cada ponto e cada aresta.
    • Depois, peça-lhes para desenhar o grafo em um pedaço de papel ou no quadro.
  2. Exercício: Encontre o caminho mais curto

    • Dê aos alunos um grafo com alguns pontos e uma distância entre eles.
    • Peça-lhes para encontrar o caminho mais curto entre dois pontos.
    • Explique aos alunos que eles podem usar o algoritmo de Dijkstra para resolver o problema.
  3. Jogo: Pegue o tesouro

    • Crie um grafo com pontos aleatórios e rotule-os.
    • Esconda um "tesouro" em um dos pontos do grafo.
    • Divida a classe em equipes e peça que elas escolham um ponto para começar.
    • A equipe deve seguir as arestas para encontrar o tesouro.
    • A primeira equipe a encontrar o tesouro ganha.
  4. Atividade: Construir um labirinto

    • Divida a classe em equipes e peça que cada equipe crie um labirinto usando um grafo.
    • Os labirintos devem ter um ponto de entrada e um ponto de saída.
    • As equipes devem trocar seus labirintos com outra equipe para que elas possam tentar resolvê-los.
  5. Exercício: Encontre o ciclo hamiltoniano

    • Dê aos alunos um grafo e peça que encontrem um ciclo hamiltoniano.
    • Explique-lhes que um ciclo hamiltoniano é um ciclo que passa por cada ponto do grafo exatamente uma vez.
    • Peça-lhes que usem o algoritmo de Held-Karp para encontrar o ciclo.
  6. Jogo: Crie um labirinto

    • Dê aos alunos um grafo com alguns pontos.
    • Escolha um aluno para criar um labirinto usando o grafo.
    • Os outros alunos devem tentar resolver o labirinto.
    • O aluno que criou o labirinto ganha se ninguém conseguir resolvê-lo em um determinado período de tempo.
  7. Atividade: Colorindo grafos

    • Dê aos alunos um grafo e peça-lhes para colori-lo usando o menor número possível de cores.
    • Explique-lhes que isso é chamado de problema de coloração de grafos.
    • Peça-lhes que usem o algoritmo de Welsh-Powell para resolver o problema.
Compartilhe

Fale Conosco

Comentários