Atividade 1: Definição de Gargalo
- Peça para os alunos pesquisarem a definição da palavra "gargalo".
- Em um grupo de discussão, discuta as definições e exemplos de uso da palavra.
- Peça para os alunos criarem frases utilizando a palavra "gargalo".
Exercício 1: Identificando gargalos
- Peça para os alunos identificarem gargalos em processos ou situações de seu dia a dia.
- Cada aluno deve apresentar um gargalo identificado para a turma, explicando como isso afeta o processo ou atividade em questão.
Jogo 1: Encontrando gargalos
- Divida a turma em grupos e peça para cada grupo desenvolver um jogo que envolva a identificação de gargalos em processos ou situações.
- Os outros grupos devem jogar o jogo e tentar identificar os gargalos apresentados.
- Ao final, os grupos podem discutir as estratégias utilizadas para identificar os gargalos e como eles poderiam ser eliminados ou minimizados.
Atividade 2: Analisando gargalos
- Selecione uma situação que envolva um gargalo em um processo ou atividade.
- Peça para os alunos analisarem as possíveis causas do gargalo e as consequências que ele pode trazer para o processo ou atividade.
- Os alunos devem propor soluções para eliminar ou minimizar o gargalo.
Exercício 2: Eliminando gargalos
- Peça para os alunos identificarem gargalos em um processo ou atividade e desenvolverem propostas de soluções para eliminá-los ou minimizá-los.
- Cada aluno deve apresentar uma solução para o gargalo identificado.
- Em seguida, os alunos devem discutir em grupo as ideias apresentadas e eleger as melhores soluções para cada gargalo.
Jogo 2: Resolvendo gargalos
- Divida a turma em grupos e peça para cada grupo desenvolver um jogo que envolva a solução de gargalos em processos ou situações.
- Os outros grupos devem jogar o jogo e tentar resolver os gargalos apresentados.
- Ao final, os grupos podem discutir as soluções utilizadas para eliminar ou minimizar os gargalos e como elas foram efetivas.