Caça-palavras: criar um caça-palavras com palavras relacionadas a experimentais, como hipótese, variável, controle, observação, entre outras.
Jogo da memória: criar um jogo da memória com cartas contendo imagens relacionadas a experimentais, como um laboratório, um microscópio, um cientista em ação, entre outras.
Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro que envolva situações experimentais, onde os jogadores precisam realizar experimentos, coletar dados, e responder a perguntas relacionadas ao processo.
Exercício de resolução de problemas: criar exercícios de resolução de problemas relacionados a experimentais, como questões que envolvem a formulação de hipóteses, a escolha de variáveis, a análise de resultados, entre outras.
Simulação de experimentos: criar uma atividade em que os alunos possam simular experimentos em uma plataforma online, como por exemplo, uma simulação de um experimento de química ou de física.
Debate científico: organizar um debate científico sobre uma questão experimental controversa, como a validade de um determinado experimento ou a interpretação de seus resultados.
Projeto experimental: propor um projeto experimental para os alunos, em que eles precisam formular hipóteses, escolher variáveis, coletar dados e analisá-los, com o objetivo de alcançar um resultado específico.
Representação teatral: criar uma peça teatral que aborde o tema de experimentais, retratando o dia a dia de um cientista e seus experimentos em um laboratório.
Desenho científico: solicitar que os alunos criem um desenho científico com imagens relacionadas a experimentais, como um esquema de um experimento ou uma representação gráfica de um conjunto de dados.
Trabalho em grupo: propor atividades em grupo que envolvam experimentais, em que os alunos possam trocar ideias e colaborar uns com os outros, como a realização de um experimento em conjunto.