Atividades:
Crie uma tabela com as medidas escalares de alguns objetos da sala de aula (como a altura da mesa, o comprimento da lousa, etc.) e peça aos alunos que comparem e ordenem as medidas do menor para o maior.
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo medir diferentes objetos da sala de aula usando uma fita métrica. Em seguida, peça que cada grupo escreva as medidas em uma lista e comparem as medidas entre si, discutindo as diferenças e semelhanças.
Peça aos alunos que criem uma escala de temperatura usando um termômetro. Em seguida, peça que eles marquem na escala diferentes temperaturas (como a temperatura do corpo humano, a temperatura da água fervente, etc.) e discutam como a escala funciona.
Exercícios:
Um carro percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual é a sua velocidade escalar média?
Um atleta corre 100 metros em 10 segundos. Qual é sua velocidade escalar média?
Um avião percorre uma distância de 1000 km em 2 horas. Qual é sua velocidade escalar média?
Jogos:
Jogo de corrida: os alunos são divididos em grupos e cada grupo deve escolher um corredor. O objetivo é percorrer uma determinada distância no menor tempo possível. Para isso, os alunos usam medidas escalares e calculam as velocidades médias de cada corredor.
Jogo de tabuleiro: o tabuleiro contém diferentes desafios relacionados a medidas escalares, como a conversão de unidades de medida, o cálculo de velocidades médias, etc.
Jogo de memória: as cartas contêm medidas escalares e objetos relacionados a elas (como uma régua, um relógio, etc.). Os alunos devem combinar as cartas corretamente, relacionando as medidas com os objetos correspondentes.