Atividades:
Pesquisa: Peça aos alunos que pesquisem diferentes tipos de emulsões, como maionese, molhos, cremes, loções, entre outros. Eles devem identificar os ingredientes e a forma como a emulsão é formada.
Experimento: Faça um experimento para mostrar aos alunos como é possível formar uma emulsão. Por exemplo, misture óleo e vinagre em um recipiente e agite vigorosamente. Os alunos devem observar a formação da emulsão.
Identificar emulsões: Peça aos alunos para identificarem emulsões presentes em sua casa. Por exemplo, eles podem encontrar emulsões em potes ou frascos de produtos de beleza, molhos e cremes.
Exercícios:
a. A maionese é uma __.
b. O creme hidratante é uma __.
c. Os molhos para salada são __.
a. Uma emulsão é uma mistura de dois líquidos imiscíveis. (Verdadeiro/Falso)
b. A manteiga é uma emulsão. (Verdadeiro/Falso)
c. A emulsão pode ser separada facilmente. (Verdadeiro/Falso)
Jogos:
Jogo da memória: Faça um jogo da memória com imagens de diferentes tipos de emulsões. Os alunos devem encontrar as cartas correspondentes, identificando o tipo de emulsão.
Bingo: Faça cartelas de bingo com diferentes tipos de emulsões. Você pode falar os nomes das emulsões e pedir aos alunos para identificarem o item na sua cartela.
Palavras cruzadas: Crie palavras cruzadas com pistas relacionadas a emulsões. Os alunos devem preencher as palavras cruzadas com as palavras corretas.