📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Continentais

Atividade 1: Jogo de associação de palavras

Material necessário: cartões com o nome de cada continente (América, Europa, África, Ásia, Oceania)

Objetivo: associar cada continente com um adjetivo que o caracterize

Instruções:

  1. Distribua os cartões com o nome de cada continente entre os participantes.

  2. Explique que cada participante deve pensar em um adjetivo que caracterize o continente que está segurando e escrever em um papel.

  3. Em seguida, cada participante deve ler o adjetivo que escreveu em voz alta e todos os outros devem tentar adivinhar qual continente é.

Exemplo: Participante A segura o cartão com o nome "América" e escreve o adjetivo "diversa". Os outros participantes tentam adivinhar qual continente é.

Exercício 1: Caça-palavras

Material necessário: folha de papel com um caça-palavras com os nomes dos continentes (América, Europa, África, Ásia, Oceania)

Objetivo: encontrar todos os nomes dos continentes no caça-palavras

Instruções:

  1. Distribua a folha com o caça-palavras para cada participante.

  2. Explique que o objetivo é encontrar todos os nomes dos continentes que estão escondidos no caça-palavras.

  3. Dê um tempo limite para que os participantes tentem encontrar todos os nomes.

  4. Ao final do tempo, revele onde estão os nomes que não foram encontrados.

Exemplo de caça-palavras:

A M É R I C A F R I C A B S I A C E I U E U O O P C E A U

Resposta: América, Europa, África, Ásia, Oceania

Jogo 1: Jogo da memória

Material necessário: cartões com o nome e uma imagem representativa de cada continente (América - mapa, Europa - Torre Eiffel, África - leão, Ásia - templo budista, Oceania - canguru)

Objetivo: encontrar o maior número de pares de cartões

Instruções:

  1. Disponha os cartões com os nomes e imagens dos continentes virados para baixo sobre a mesa.

  2. O primeiro jogador vira dois cartões. Se eles forem iguais (mesmo nome e mesma imagem), ele ganha os cartões e pode continuar jogando. Se não forem iguais, ele deve virar os cartões de volta e é a vez do próximo jogador.

  3. O jogo continua até que todos os pares de cartões tenham sido encontrados.

  4. O jogador que tiver encontrado o maior número de pares de cartões é o vencedor.

Exemplo de cartões:

América - imagem de um mapa da América Europa - imagem da Torre Eiffel África - imagem de um leão Ásia - imagem de um templo budista Oceania - imagem de um canguru

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