Descubra a palavra: peça aos alunos que formem palavras a partir das letras da palavra "assola". Eles podem usar todas as letras ou apenas algumas. Cada vez que formarem uma palavra, eles ganham um ponto.
Jogo de tabuleiro: desenhe um tabuleiro com casas numeradas e coloque a palavra "assola" no centro. Peça aos alunos para jogarem um dado e andarem o número de casas correspondente. Quando caírem em uma casa, devem formar uma palavra com as letras daquela casa. Se conseguirem, ganham um ponto. O aluno com mais pontos ao fim do jogo é o vencedor.
Caça-palavras: crie um caça-palavras com palavras que podem ser formadas a partir das letras de "assola". Os alunos devem encontrar as palavras e circulá-las.
Forca: escolha uma palavra que possa ser formada a partir das letras de "assola" e desenhe as linhas correspondentes. Peça aos alunos para adivinharem as letras e escrevê-las nas linhas. Se errarem, desenhe uma parte do corpo na forca. Se acertarem, escreva a letra na palavra.
Torre de palavras: escreva a palavra "assola" no topo de uma folha de papel e peça aos alunos que escrevam palavras que possam ser formadas a partir dela abaixo, formando uma torre de palavras. Exemplo: ao lado de "assola", escreva "sol", abaixo de "sol", escreva "sal", e assim por diante. O aluno que escrever mais palavras na torre é o vencedor.