Atividades:
Debate: Divida a turma em dois grupos, um representando os acusadores e outro os defensores. Cada grupo deve preparar argumentos para justificar sua posição e debater sobre a culpa ou inocência de uma pessoa fictícia ou de um personagem histórico.
Dramatização: Os alunos podem se dividir em grupos e representar um julgamento, com acusadores, defensores, juízes e jurados. A história pode ser fictícia ou baseada em fatos reais.
Análise de casos: Os alunos podem pesquisar e analisar casos de julgamentos famosos, como o julgamento de Nuremberg ou o julgamento de https://O.J. Simpson. Eles devem discutir os argumentos dos acusadores e defensores e chegar a uma conclusão própria.
Exercícios:
Preenchimento de lacunas: Os alunos podem preencher as lacunas de frases com palavras relacionadas a acusadores. Por exemplo: "Os _ apresentaram fortes evidências contra o réu".
Caça-palavras: Os alunos podem encontrar palavras relacionadas a acusadores em um caça-palavras.
Completar sentenças: Os alunos podem completar sentenças relacionadas a acusadores, como "Os acusadores são responsáveis por apresentar __ contra o réu".
Jogos:
Jogo da memória: Os alunos podem jogar um jogo da memória com cartas contendo imagens relacionadas a acusadores, como uma balança ou um martelo.
Tabuleiro: Os alunos podem jogar um jogo de tabuleiro baseado em um julgamento, com cada jogador representando um personagem diferente, como acusador, defensor ou juiz.
Role-playing game: Os alunos podem jogar um RPG (role-playing game) baseado em um julgamento, onde cada um representa um personagem diferente e deve apresentar argumentos para justificar sua posição no caso.